A consciência emocional na comunicação é pouco conhecida, discutida ou ensinada a população em geral. Porém, muito utilizada nas peças publicitárias, nas redações jornalísticas e nas narrativas políticas, onde por muitas vezes é mal utilizada. Então vamos lá!
As emoções são claramente pessoais, pois muitas vezes projetam o que estamos sentindo no interior para aqueles ao nosso redor, quer queiramos ou não.
A comunicação emocional se refere ao processo de usar mensagens para trocar informações que influenciam os estados emocionais uns dos outros. As mensagens podem ser expressões verbais e não verbais (por exemplo, sorrir e dizer: “Estou tão feliz!”).
Os sentimentos e as emoções desempenham um grande papel na comunicação. A consciência emocional ou a capacidade de compreender os sentimentos colocados na comunicação (pensamentos, comportamentos, atitudes, crenças, palavras, gestos), o ajudará a ter sucesso ao se comunicar com outras pessoas.
Se você tiver consciência das suas emoções, você se comunicará melhor. Você terá uma maior percepção das emoções das outras pessoas e da forma como se sentem e a influência que isso gera na maneira como se comunicam.
O ponto de partida para desenvolvimento de consciência emocional na comunicação exige – autoconsciência, conhecimento da própria personalidade, habilidades, competências, qualidades, emoções e comportamentos. Para isso, é preciso estar consciente de si próprio e também compreender o impacto que essas características podem causar nas pessoas ao redor.
Você já tentou esconder seus sentimentos? É muito difícil para a maioria das pessoas. Isso porque as emoções (expressões faciais e corporais, tom de voz, comportamentos) não mentem. Em vez de tentar esconder ou ignorar seus sentimentos, concentre-se em tomar consciência desses sentimentos e dos sentimentos das pessoas ao seu redor para ser um melhor comunicador.
As emoções são fundamentais para qualquer relacionamento interpessoal, e é importante saber o que causa e influencia as emoções para que possamos entender melhor nossas próprias emoções e responder melhor aos outros quando eles demonstram suas emoções.
A expressão de emoções pode ajudar nossos relacionamentos a se tornarem mais saudáveis e satisfatórios, como quando praticamos a inteligência emocional, ou pode potencialmente destruir nossos relacionamentos, como quando as expressões de raiva não são administradas ou controladas de maneira apropriada. Existem muitos benefícios em se autoconhecer, aprender mais sobre a importância da consciência emocional e praticar a inteligência emocional.
A Inteligência Emocional (IE) vem sendo reconhecida nos últimos anos como importante aspecto para o sucesso tanto na vida pessoal como na vida profissional. Nesse processo de autoconhecimento, desenvolver o hard skills e soft skills abre-se espaço para o diálogo, discussão construtiva e não agressiva dos sentimentos e emoções.
É essencialmente uma questão de estar consciente e atento e estar disposto a processar e identificar suas emoções em um esforço para expressá-las apropriadamente para a situação.
Aprender a ouvir o outro, bem como saber verbalizar suas necessidades com sua expressão emocional, ajudará seu ouvinte a compreender seu propósito e saber como responder a você de forma mais adequada.
Quem tem uma comunicação emocionalmente inteligente é capaz de entender e lidar com seus próprios sentimentos, além de identificar e interpretar os dos outros.
Entender os indivíduos e compreender o que os motiva é a raiz do desenvolvimento da inteligência interpessoal.
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