“A comunicação – a conexão humana – é a chave para o sucesso pessoal e profissional.” – Paul J. Meyer
Quando o assunto é comunicação, vai muito além da fala, escrita, do português, ou mesmo da linguística. Envolve emoção, sentimentos, tom de voz, construção de frases, uso das palavras, sistema cognitivo, entre tantas outras questões para que a comunicação seja assertiva.
Ter um português correto, uma escrita perfeita não quer dizer que você se relacione e se comunique com qualidade.
A comunicação ineficaz é aquela onde as pessoas não informam por completo. Não passam a mensagem por inteiro, não dialogam para se fazer claras, não tem congruência e consistência no que querem dizer.
A comunicação ineficaz cria barreiras, provoca inúmeras perdas nos relacionamentos em geral, negócios e no trabalho.
Não basta fazer um curso de oratória, ler alguns livros e achar que só isso será capaz de fazer com que as pessoas entendam o que está sendo comunicado.
Muitos de nós também já sabe que comunicar-se com outras pessoas pode ser uma experiência difícil e frustrante.
Há momentos em que existem boas intenções, mas, por causa da maneira como é dito, o que dizemos, nossa mensagem é mal compreendida, com consequências indesejáveis e não intencionais.
Esses erros comuns que podemos cometer na comunicação interpessoal e intrapessoal, que muitas vezes levam a conflitos e pioram os nossos relacionamentos. A boa notícia é que, uma vez que tomamos conhecimento desses maus hábitos, podemos mudar a forma como nos comunicamos, resultando em relacionamentos melhores.
Por isso, subestimar a necessidade de melhorar os processos comunicacionais acaba sendo um erro. Na verdade, essa atitude é capaz de trazer consequências muito ruins para a organização, negócios e para a vida pessoal.
Você sabia que?
- 35% das empresas não têm um setor responsável pela comunicação;
- 75% têm dificuldade em localizar as informações na empresa.
- Faltam profissionais capacitados em se relacionar, skills para ir além dos conhecimentos técnicos, ainda que em comunicação.
Quais são alguns exemplos de comunicação ineficaz?
Passam mensagens incompletas de informações e acreditam que o outro saberá decifrar o que querem comunicar.
Não dão feedback.
Interrompem e não sabem ouvir, achando ter razão.
Comportamentos como demonstrar indiferença pelo o que o outro tem a dizer.
Ser indireto.
Ter mente fechada. Não aceitam opinião dos outros.
Falta de concisão e clareza.
Choraminga e reclama, acreditando que o seu comportamento estará comunicando o que o outro precisa saber.
Não sabe falar das suas emoções.
Não é objetivo e assertivo.
Como melhorar a comunicação?
Ouvir é um dos aspectos mais importantes da comunicação.
Gerenciamento de estresse.
Controle de emoção.
Apenas para complementar esse texto, a maior intenção no conteúdo deste site é trazer novas oportunidades e reflexões para se criar novos pensamentos, atitudes e comportamentos que melhorem a sua vida de uma forma geral.
Acompanhe as próximas postagens e aprenda muito mais.
Liliane Daquino
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